domingo, 18 de abril de 2010

TAC4 - Retórica e Metáforas


Introdução
Com este trabalho pretendo explorar o recurso estilístico da metáfora de forma a entender melhor o conceito de organização que a Máfia Italiana tem. Para isso irei identificar as suas características através do texto proposto, criar um símbolo que represente esta a Máfia e identificar o seu significado de acordo com as características enunciadas.

1 – Características da Máfia


• A Máfia
Através de algumas leituras do texto proposto identifiquei algumas características da Máfia. Esta organização está envolvida em vários sectores da sociedade como a política, os vários mercados, bancos, etc..
Os membros da Máfia mantêm em sigilo a sua actividade relativamente ao resto da sociedade, no entanto no seio da organização é necessário que todos os membros sejam honestos e precisos na informação que partilham, isto porque a informação que detêm os protege e não há registos da sua actividade. A palavra é fulcral.
A Máfia tem uma actividade semelhante a muitas organizações, em parte, ou seja, compra, vende, gera rendimentos e tem um papel na sociedade em que se insere. No entanto a sua estrutura, apesar de se saber que existe, permanece em segredo. Não há uma imagem de marca.
Esta organização é familiar e baseada na confiança entre os membros, assim sendo, criam-se alguns rituais entre as pessoas que a compõem (cumprimentos, etc.).

• Características

- Actividade Organizacional (vendas, compras, produção, rendimentos, etc.);
- Secretismo;
- Brutalidade (assassinatos);
- Família (confiança);
- Registo Informal da actividade;
- Funcionamento Orgânico (a organização são as pessoas);
- Rede de influências (tem influência em várias áreas da sociedade).

2 - Símbolo escolhido para representar a máfia: “Ás de Copas”

3 – Significado do Símbolo

Escolhi o “Ás de Copas” para simbolizar a máfia uma vez que esta carta é a carta mais alta do naipe mais forte de um baralho de cartas, ou seja, representa o poder, algo que posso associar à Máfia uma vez que tal como no baralho esta carta é forte esta organização tem muita influência e poder no seio da sociedade em que se insere.
Outra relação que estabeleço é o secretismo inerente a esta carta pois é algo que se mantém escondido durante um jogo e se joga num determinado momento, ora a Máfia também é uma organização com actividade secreta.
Esta carta representa também o amor (coração vermelho) que pode ser associado à família e à confiança que rege os membros da Máfia. O Amor e o Ódio estão próximos logo posso também afirmar que este símbolo também pode ser associado à traição e ao sangue derramado (brutalidade) nos conflitos em que a Máfia se envolve. Tem uma carga emotiva de extremos, algo que está associado à Máfia e à sua existência orgânica (pessoas, logo emoções; informalidade; família).

Conclusão
Com este exercício consegui perceber a existência da Máfia e a forma como funciona (ou pelo menos como se pensa que funciona…). Escolhi um símbolo para a representar e isso ajudou-me a analisar melhor as imagens como complemento à primeira tarefa.

Reflexão:

Este trabalho foi de fácil execução para mim porque gosto especialmente do tema (“Máfia”) e tenho facilidade em utilizar e interpretar recursos estilísticos como a Metáfora. Fui feliz na escolha do símbolo para representar a “Máfia” uma vez que a ideia me surgiu na aula em que o exercício foi proposto. Consegui também relacionar as características do “Ás de Copas” com o tema. Penso que nesta tarefa tive um desempenho muito bom, tal como fui avaliado. Esta competência pode ser muito importante na área de marketing uma vez que me permite ligar aspectos gráficos a características de uma empresa, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário