terça-feira, 20 de abril de 2010

TMS - Trabalho de Meio Semestre

Introdução

Na elaboração deste exercício decidi escolher a questão de Comportamento organizacional, isto porque estou neste momento a frequentar essa cadeira estando, por isso, a par da matéria que necessito para responder à questão proposta.

Desenvolvimento

A questão colocada está relacionada com a teoria da Motivação de Porter & Lawer. Esta teoria salienta a importância da recompensa não económica, a sua composição e a relação entre a motivação do trabalhador, a recompensa e o seu desempenho. Nas afirmações apresentadas reflecte-se o carácter monetário e não monetário da recompensa como motivação e o ser humano é apresentado como factor produtivo e também como uma pessoa que tem interesses e necessidades próprias.

"Demasiadas organizações paracem acreditar que a única motivação para trabalhar é de ordem económica. Tratar activos de conhecimento como ratos skinnerianos não é a forma de conseguir que as pessoas dêem o seu melhor." (Gary Hamel)

A primeira afirmação, de Gary Hamel, afirma que a recompensa económica não é suficiente para levar as pessoas a melhorarem o seu desempenho. Segundo Porter & Lawer, para um trabalhador estar motivado são necessários factores extrínsecos e intrínsecos, ou seja, elementos palpáveis que melhorem a condição do trabalhador (boas condições higiénicas, bom ambiente no trabalho, status, etc.) e factores que levem à realização pessoal do trabalhador. Estes factores são essenciais à motivação de um ser humano numa função. Ou seja, além da recompensa económica, este tem de ser sentir bem e ter gosto no desempenho de determinada tarefa.

"Um bom trabalho tem, em ultima análise, que receber uma boa recompensa, senão deixará de ser um bom trabalho."(Charles Handy)

Na segunda frase, por Charles Handy, fala-se de um bom trabalho e de uma boa recompensa. Ora, segundo este autor, um trabalho só é bom se trouxer boas recompensas para a pessoa. A teoria que utilizo nesta análise não diz o contrário, no entanto posso aprofundar esta questão dizendo que a boa recompensa é aquela que satisfaz necessidades do trabalhador, contribui para a sua realização pessoal e o motiva a continuar. O bom trabalho é também aquele em que o indivíduo percepciona que as suas capacidades e o esforço que necessita de aplicar são recompensados de forma satisfatória para si. Assim ele vai adequar o seu esforço à recompensa que recebe.

"Porque será que quando quero um par de mãos me aparece um ser humano também?"(Henry Ford)

Henry Ford, na terceira afirmação, refere-se ao carácter humano da mão-de-obra, ou seja, não é necessário apenas pagar pelo serviço que um trabalhador presta à empresa, é também necessário integrar a pessoa na organização e fazer com que esta se sinta bem com a actividade que desenvolve. Ou seja, as pessoas não são máquinas que cumprem uma função. São seres sociais que podem de facto cumprir funções mas estando motivados para isso.

Reflexão:

Quando recebi a nota deste trabalho fiquei um pouco surpreendido uma vez que segundo a teoria a aplicar nada do que eu disses está errado e penso que aquilo em que me foquei é o mais relevante de acordo com as frases apresentadas. De qualquer forma respeito a avaliação que me foi dada. Penso que é importante saber relacionar afirmações de pessoas com determinados temas conhecidos. Todos os dias ouvimos frases de políticos e gestores na comunicação social. Se não percebermos os assuntos que falam não conseguimos interpretar o sentido daquilo que dizem. Na minha vida profissional irei ter de lidar com esta situação. Penso que esta actividade, além de me lembrar da importância disto, ajudou-me a desenvolver esta competência.

Sem comentários:

Enviar um comentário